Direitos e Deveres

A Rede Mater Dei de Saúde possui políticas e procedimentos para assegurar aos pacientes os seus Direitos e Deveres.

Direitos

  • Ser tratado com respeito e dignidade o tempo todo.
  • Ter seus valores e crenças respeitados dentro dos preceitos legais.
  • Ter privacidade pessoal durante os tratamentos e quando solicitado.
  • Ser informado quanto aos tratamentos e procedimentos propostos.
  • Participar e tomar decisões quanto ao seu plano de cuidados.
  • Discordar quanto à aplicação ou tratamento. Inclusive alta à pedido.
  • Receber e ser orientado sobre o consentimento informado que deve ser lido e assinado antes de procedimentos cirúrgicos e outros, quando indicado.
  • Ser cuidado em ambiente seguro.
  • Estar livre de todas as formas de abuso ou assédio.
  • Avaliação, orientação e manejo da dor.
  • Ter as informações e dados dos registros clínicos mantidos sob sigilo e ter acessos a esses.
  • Ter acesso a indivíduos competentes para interpretação de outros idiomas diferentes do idioma predominante na organização.
  • Ter acesso a meios de comunicação alternativos para aqueles que possuem dificuldades auditivas, visuais ou outras necessidades específicas.
  • Ter facilidade de acesso em caso de deficiência física.
  • Ter direito a visitação e ser informado em caso de limitação clínica ou restrição aplicada a esse direito.
  • Determinar qual/quais familiares ou terceiros estão autorizados a receber informações e quais as informações poderão ser fornecidas.
  • Ter garantida a guarda de seus pertences, nos casos de pacientes incapacitados para providenciar guarda alternativa.
  • Receber pedido de desculpas e explicações em caso de eventos inesperados.
  • Garantir que os indivíduos vulneráveis sejam tratados e protegidos adequadamente.
  • Ter direito ao aviso de não cobertura de benefício.
  • Acomodação em leitos individuais e, quando isso não for possível, as enfermarias devem ser divididas por sexo.
  • Apresentar reclamação verbal ou escrita. Contato Serviço de Apoio ao Cliente: (31) 3339-9196.

Direitos

  • Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados a sua saúde.
  • Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.
  • Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial.
  • Cumprir os regulamentos da Instituição e preservar os recursos da mesma.
  • Respeitar os direitos dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.
  • Utilizar somente as medicações prescritas pelo Hospital durante a sua permanência e tratamento, salvo as autorizadas pelo médico responsável pelo seu atendimento e acompanhamento.
  • Expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas e fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.
  • Indicar um familiar ou responsável para decidir em seu nome acerca de tratamento, caso esteja impossibilitado de fazê-lo.
  • Ter em mãos seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder.
  • Honrar o seu compromisso financeiro com o Hospital, saldando, ou fazendo saldar pelo responsável financeiro, seu atendimento médico-hospitalar, tanto no que se refere às contas hospitalares, quanto aos honorários de seus médicos assistentes.
  • Zelar e solicitar que os seus visitantes, acompanhante e amigos contribuam para o bem-estar de todos nas dependências do Hospital, atendendo e respeitando a proibição de ruídos e de uso de fumo e derivados do tabaco e bebidas alcoólicas, colaborando com a segurança e limpeza do ambiente.
  • Todos os deveres são extensivos ao acompanhante e familiar.

Proibido fumar!
LEI MUNICIPAL